Postagens

Mostrando postagens de 2010

Regência antropológica

Imagem
Alguns lugares passam despercebidos pela atenção humana e por isso não existem para o senso comum. Sobra a tais cantos da superfície o reger da vida pelas camadas inferiores da cadeia evolutiva, por plantas e animais de todas as escalas que por algum preciosismo evolutivo não desenvolveram a ferramenta do pensar. Curiosamente a música que emana de tais rincões, decorrente da teia de relações que se manifesta contínua e intensamente, inclui o homem em seus códigos harmônicos. Decorre daí achar-se possível que a mão humana que hoje governa a destinação e o destino do grande sistema possa reger magistralmente tão valiosa orquestra, sentir o ritmo que percute a ação do seu conjunto e o entrelaçamento das melodias de suas partes. Para além da voracidade da vida ali manifesta, a estrutura harmônica, nestes lugares, é sempre pré-existente.

Pelo começo

Imagem
Se me obrigasse a escolher uma parte do dia, esta seria a manhã. Não que o ocaso diário perdesse importância como casulo das reflexões mais agudas, mas um novo começo é condição que estimula. Acordar o corpo e tragar o ar salgado, no comecinho do dia e antes da chegada do sol, prima energia faz subir à cabeça; perpassa as ideias que moram conosco. Na prática, olhos tateiam a luz enquanto as imagens formadas indexam conceitos. Mesmo com lentidão e descompasso no início, aos poucos, quando menos se espera, já nos sentimos no dia bem vivos de novo. É isso que promove a manhã: faz-nos visitar as mesmas coisas de sempre com nova energia; e, por instantes, não lembrarmos do ocaso do dia de ontem.

Nossa conquista maior

Imagem
Quando descobri que a amizade era o ato sublime da vivência humana, o reconheci pela esfera da força que une as pessoas e as faz interagir continuamente, sejam elas empáticas ou antagônicas. Costuma-se chamar a tal força de amor, algo intangível que permeia tudo e todos e que dá movimento e sentido à vida que se vê. Mas, fiz a assertiva da amizade como o ápice de nosso relacionamento também pela ótica de que o dissonante de hoje tende a consonantar-se no dia de amanhã, o ato mais denso a envelhecer já como algo mais sutil. Tal apontamento reside na observação do movimento evolutivo ininterrupto que abarca e desenvolve tudo e todos, como correnteza definitiva. Por fim, considerei que apenas na amizade as relações de conveniência que marcam decisivamente importantes relações de uma vida não se fazem necessárias. A amizade está acima da condição consanguínea, do exercício das relações de paternidade e da própria sexualidade entre os seres. Extrapola ela a esfera do retorno calculado e in

Pescadores y telas

Imagem
De fuera viene el estímulo. Llega tomando sitio como luz en superficie impregnable. Es impositivo y tiene ritmo permanente. No actúa sólo: hace en equipo mosaico de impresiones durables y multiformes en la caja de memoria del pasajero. Por su vez, el dueño del grabador parece no entender lo que pasa en su territorio interno. Es como se el flujo de informaciones secuenciales entorpeciera su discernimiento. Hasta el día que, de tanto verse en tal rutina, se descubre él capaz de ponerse a estudiar las impresiones que le invaden sin parar. A partir de ello, aunque sólo el cuerpo en el fin de viaje pueda cambiar algo definitivo, todo parece ganar sentido. Somos pescadores. Pescamos árboles, colores, piedras, peces, aire, sonidos, sabores y el tejido del agua y de las ideas. Cooptamos todo de aquello que nos acorrala. Pero, no somos sencillos productos del proceso. Dejamos huellas y cuadros personales de lo que coleccionamos en la tierra de las proyecciones.

Cambios y pérdidas

Imagem
Estamos un poco mejores hoy , sin embargo más lejanos . Nuestras noches se han volvido en días . Los días tampoco se configuran claramente como el tiempo de llevar el cuerpo para pasear en la vigilia . La luz eléctrica ha cambiado el modus operandi del cazador bípede. No tenemos más el oscuro como un amigo para generar las reflexiones existenciales ; las estrellas y la tabla celeste ya no localiza el hombre en su escala real de tamaño e importancia . Somos gigantes en el arte de engendrar cosas y construir sueños y, en quedarnos esclavos de ellos . Sí; y a crecimos tanto, ahora bien , de alguna manera , hemos abandonado por los senderos hodiernos importantes herramientas para la gran caminata .

Itinerário outro

Imagem
Lá vai o homem em seu impulso atávico de experimentação. Num cilindro de lata com pequenas escotilhas que não abrem, corta o espaço atmosférico de sua especial casa, hoje já com escotilhas permanentes à luz integral do sol. Brincando em seu parque esférico, ensaia ele o sair mais definitivo para lugares outros, onde o inóspito possa ser domado. Se reina hoje soberano sobre as espécies da superfície, quão eficaz poderá ser na dominação de ambientes gasosos e de genealogia diversa? Melhor do que tenha feito até então na estrada pessoal de dois milhões de anos, talvez. O equilíbrio entre a luta instintiva da sobrevivência e a aplicação da inteligência alcançada como espécie parece residir aí. Nenhum modelo de desenvolvimento indiferente à responsabilidade coletiva implícita é justificável. Qualquer ação experimental precisa levar consigo um selo de cosmoética e universalidade. Portanto, ao homem voador de hoje, rei do expansionismo inconsequente, as viagens na psicosfera da autoconscienci